Dia do Bandeirante

14 de nov. de 2013










Hoje dia 14 de novembro comemoramos o dia do bandeirante. Bandeirantes são expedicionários que saíram em caminhada em busca de desbravar e descobrir riquezas do Brasil.

















 Nessas expedições eles encontravam índios nativos, eles os capturavam e os escravizavam este serviam para fazer o trabalho pesados para os bandeirantes. O Brasil desde sua descoberto foi cogitado como um pais de grande riquezas, todos os portugueses que vieram junto com a esquadra de Pedro Álvares Cabra se deslumbravam com a vista brasileira.


Os principais bandeirantes foram
-> Antônio Raposo Tavares (1598 -1658), português, segurou a invasão dos espanhóis e dos holandeses, no nordeste do Brasil; garantiu para o país os estados do Paraná e Santa Catarina.
-> Fernão Dias Pais Leme (1608 – 1681), era paulista, foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, onde explorou os vales de vários rios, como o Paraopeba, das Velhas, das Mortes, Araçuaí e Jequitinhonha. Participou também das bandeiras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando ao Uruguai.
-> Bartolomeu Bueno da Silva (1672 – 1740), era paulista e um dos mais importantes do ciclo do ouro em Minas Gerais, mais tarde desbravou as regiões de São José do Pará e Pintangui, encontrou muito ouro no rio Vermelho e algumas jazidas no rio dos Pilões e rio Claro.
-> Domingos Jorge Velho (1614 – 1703), era paulista, mas falava a língua dos indígenas, foi o responsável pelo extermínio do quilombo dos Palmares - onde os escravos refugiados se abrigavam, depois das tentativas de quinze outras expedições, também dominou vários grupos indígenas do Maranhão, Ceará e Pernambuco.
-> Borba Gato (1628 – 1718), também era paulista, foi um dos responsáveis pelo ciclo do ouro no século XVII, foi nomeado guarda-mor de Rio das Velhas, ganhou terras na região, onde fundou o arraial de Sabará, também ocupou o cargo de superintendente das minas.

World Maximum revivendo o passado para construir o futuro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Antes de Comentar:

Comente assunto relevante ao tema
Não ofenda pessoas, nem use palavrões.
Não coloque spam ou link's inadequados ao tema.

Obrigado pela visita e volte sempre!...
Atenciosamente: Equipe WM!