BANCOS SUÍÇOS

10 de mar. de 2014











Todo mundo já ouviu falar as seguintes expressões “Deve ter uma conta na suíça” “Vou abrir uma conta num banco suíço” “ele deve ter depositado em um banco suíço” Mas por que uma conta em um banco Suíço???



Por que os banqueiros suíços não revelam a origem do dinheiro depositado. Os bancos são a grande fonte de riqueza do país – os outros clichês suíços (chocolates, queijos e relógios) têm participação bem menor na economia. As 369 instituições financeiras mantêm cerca de US$ 2,4 trilhões em seus cofres – 27% da fortuna mundial que é administrada de longe, fora dos países onde habitam seus donos. Seu grande atrativo é um recurso chamado sigilo fiscal, que garante anonimato ao cliente e atrai milionários de todas as partes do mundo.

Na metade do século passado, muitos europeus, descontentes com a inflação de seus países, levaram seus montantes para os bancos suíços. O recurso do anonimato, no entanto, atraiu todo tipo de investidor – principalmente quem queria esconder dinheiro. Foi durante a 2ª Guerra que ocorreu o ápice da lavagem de dinheiro por bancos suíços. Entre 1940 e 1945, eles haviam trocado por francos conversíveis cerca de 75% do ouro saqueado por Hitler dos países ocupados. Para evitar esse tipo de abuso, o Parlamento suíço aprovou em 1988 a lei de combate à lavagem de dinheiro, que obriga todos os bancos a alertar as autoridades caso haja suspeita de que o dinheiro depositado em alguma de suas contas tenha origem ilegal.
Bom ficamos por aqui voltamos logo com mais informações pra vocês.
                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Antes de Comentar:

Comente assunto relevante ao tema
Não ofenda pessoas, nem use palavrões.
Não coloque spam ou link's inadequados ao tema.

Obrigado pela visita e volte sempre!...
Atenciosamente: Equipe WM!