Vale a pena atualizar para o Windows 8.1?
Embora a venda do Windows 8.1 já estivesse disponível em DVD no Brasil, somente na segunda-feira (4) a compra foi liberada por download. Os usuários que já haviam adquirido a licença do Windows 8 podem baixar e instalar gratuitamente a nova versão do sistema.
O botão Iniciar
Quando o Windows 8 foi lançado, não demorou para que os usuários começassem a manifestar o seu descontentamento com a nova interface gráfica e principalmente a remoção do botão Iniciar. É claro que toda mudança requer alguma adaptação, mas de fato a usabilidade do sistema operacional se tornou confusa, principalmente para quem já estava acostumado com a posição dos programas. Essa curva de aprendizado acabou servindo de justificativa para que muitos usuários realizassem o downgrade para o Windows 7.
Muito se especulou sobre o retorno do botão Iniciar em uma próxima versão do Windows e o recurso realmente voltou, mas não possui o mesmo comportamento conhecido das versões anteriores: ele só é exibido quando o cursor do mouse é posicionado no canto inferior esquerdo. Ao clicar sobre o botão, é exibida a interface padrão do Windows 8, com os ícones em blocos. Ao usar o botão direito do mouse sobre ele, são mostrados os atalhos de acesso rápido às configurações do PC e até mesmo ao botão de Desligar, que antes tinha a sua localização pouco evidente.
Mais personalizável
Com mais opções de personalização, os usuários do Windows 8.1 podem tornar o sistema mais adequado às suas necessidades. É possível definir, por exemplo, que a inicialização Desktop seja exibida preferencialmente. Você também pode definir uma imagem de fundo para a interface padrão, redimensionar em diversos formatos os blocos de programas e agrupá-los de maneira mais intuitiva. Uma outra novidade é a exibição de múltiplas imagens de fundo na tela de bloqueio. Para adicionar as fotos, basta definir a pasta de origem.
Mais intuitivo
Localizar no Windows 8 os programas instalados na sua máquina não era uma tarefa intuitiva e que piorava com a ausência do menu Iniciar. Por isso, a versão 8.1 incluiu um detalhe que faz toda a diferença para a operação do sistema. Uma seta logo abaixo dos blocos de programas dá acesso rápido à tela com todos os programas instalados, e agora ficou ainda mais fácil organizá-los por data de instalação, nome, etc.
Ainda confuso
Para os usuários que contam com uma tela sensível ao toque, boa parte do menu do Windows 8.1 parece explorar muito bem o recurso. Já para quem usa apenas teclado e mouse pode parecer que a reformulação da interface gráfica é desnecessária. Agora, manter menus próprios de touch screen em combinação com a antiga tela do sistema operacional não causa uma boa impressão. Além de confusos, alguns recursos não estão preparados para serem acessados com o toque dos dedos.
Uma busca no PC que realmente funciona
A busca no PC ou na internet agora é feita em um único local, e já não é mais preciso abrir o seu navegador para realizar uma pesquisa na rede. Mecanismo de buscas padrão do Windows 8.1, o Bing traz resultados disponíveis tanto na internet como em alguma pasta do seu computador.
Novos programas utilitários
O Paint foi removido do Windows 8.1 e cede lugar a um programa que ainda é simples, mas repleto de recursos – o Fresh Paint, que não vem instalado de fábrica, mas está disponível gratuitamente na Windows Store. Com ele, é possível criar ilustrações de excelente qualidade, fazer retoques e aplicar filtros
A mesma coisa aconteceu com editor de vídeos Windows Movie Maker, que na nova versão do sistema operacional se tornou o Movie Moments. O programa edita vídeos com facilidade e tira proveito do uso de telas sensíveis ao toque.
Um novo recurso que pode ser muito útil para quem usa mais de um programa ao mesmo tempo é a divisão de tela. Para usá-la, basta arrastar o programa para a posição desejada na área de trabalho e o sistema operacional se encarrega de redimensionar adequadamente a janela e as fontes para garantir o conforto e a usabilidade.
Windows Store
A loja de aplicativos do Windows está com um novo visual e agora exibe detalhes sobre os aplicativos, e não somente a miniatura ou os ícones. Apps destinados à interface Metro receberão atualizações automáticas por meio da loja virtual.
Vale a pena atualizar?
Para quem já tem o Windows 8, o download da atualização vale a pena, pois a nova versão traz detalhes significativos que melhoram a usabilidade do sistema. No entanto, para quem usa o Windows 7 e não tem um equipamento com tela sensível ao toque, o investimento no upgrade é mais uma decisão baseada em preferência pessoal do que em um ganho em funcionalidades.
Apesar de já estar na versão 8.1, ainda é preciso ponderar se as novidades do sistema relação ao Windows 7 justificam a aquisição de uma nova licença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia Antes de Comentar:
Comente assunto relevante ao tema
Não ofenda pessoas, nem use palavrões.
Não coloque spam ou link's inadequados ao tema.
Obrigado pela visita e volte sempre!...
Atenciosamente: Equipe WM!